
Você sabe dizer qual a maior instituição de caridade do mundo? Será que é alguma ONG conhecida, talvez alguma empresa privada com projetos sociais?
Aqui no texto, vamos desvendar esse mistério e temos certeza que que você vai ficar surpreso com a resposta. Siga com a leitura para saber todas as informações.
Qual a maior instituição de caridade do mundo?
Bem, não iremos manter esse enigma por mais tempo. Então, saiba que a maior instituição de caridade do mundo é a Igreja Católica. Isso mesmo, além de ser uma das maiores instituições religiosas da Terra, também é a que mais pratica ações de ajuda ao próximo.
Mas, como é possível saber disso? Na verdade, basta olhar o Anuário Estatístico da Igreja. A Agência Fides o publica todos os anos .
Nesse documento, constam informações básicas, como número de batizados e quantidades de sacerdotes na instituição. Porém, também há dados completos relacionados às obras e às ações sociais.
Sim, a igreja não é apenas um lugar de pregar a palavra como muita gente pensa, eles também ajudam milhões de pessoas em todo o mundo.
Dados de caridade da Igreja
Dentro do relatório, publicado no ano de 2016, é possível observar todos os programas de assistência e beneficência oferecidos pela maior instituição de caridade do mundo. De forma detalhada, são eles:
- hospitais: 5.158;
- postos de saúde: 16.523;
- casas de ajuda para idosos, doentes crônicos e pessoas com deficiência: 15.679;
- orfanatos: 9.492;
- jardins de infância: 12.637;
- consultórios matrimoniais: 14.576;
- centros de educação ou reeducação social: 3.782;
- locais de assistência com funções variadas: 37.601.
Como deu para notar, existem mais de 100 mil espaços dedicados à ajuda a social. Isso sem contar os bazares ou quermesses que são organizados com frequência para arrecadar fundos para a caridade. E então, você conhece alguma outra instituição que tenha tantas ações assim?
A origem da caridade praticada pela Igreja
Bem, agora você já sabe que a igreja é a maior instituição de caridade do mundo. Porém, quando ela passou a fazer esse tipo de obra? Será que isso sempre ocorreu?
Na verdade, os cristãos têm o hábito de ajudar o próximo. Isso desde o tempo em que Jesus começou sua peregrinação. Dessa maneira, a ideia da caridade, da assistência aos mais necessitados, não se perdeu à medida que o tempo passava e a religião estruturava-se.
Então, nos dias de hoje, a Igreja Católica dedica grande parte da sua verba a auxiliar os pobre e as pessoas carentes.
Esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje. Como deu para notar, além de trabalhar a questão espiritual, a Igreja também se empenha em ajudar as pessoas aqui na Terra.