Dúvidas

Curiosidades Sobre os Sonhos Que Você Precisa Saber

Ter sonhos não é novidade para ninguém, mas você já não ficou curioso sobre o significado de algum ou se uma pessoa cega pode tê-los? Então, essas são dúvidas comuns.

A importância dos sonhos é tão grande que desde o período do Império Romano eles eram submetidos a análises para tentar entender o que significavam.

E com tantos sonhos acumulados todos os dias, já que você sonha mesmo que não se lembre, não é estranho que seja nesse momento que o seu cérebro está mais agitado.

Ficou interessado e quer saber mais curiosidades sobre os significados dos sonhos? A seguir nós separamos 5 fatos que talvez você não saiba, veja!

1 – Durante a vida passamos cerca de 6 anos sonhando

É inacreditável pensar que uma pessoa pode chegar a passar 6 anos sonhando, mas isso é possível e talvez seja o seu caso se você está na meia-idade.

Isso quer dizer, o saldo acumulado de sonhos é de 2.100 dias, mas isso não é incomum se considerar que uma pessoa sonha, em média, duas horas por noite.

Porém, acredite que esse tempo pode aumentar se você estiver tentando parar de fumar, tendo sonhos mais intensos e longos.

Mesmo as crianças têm significados de sonhos específicos: elas só começam a sonhar com elas mesma a partir dos 3 ou 4 anos, e depois dessa idade os pesadelos se intensificam também até os 8 anos.

Agora, se você não quer ter sonhos, saiba que as pessoas que roncam não conseguem tê-los, sendo uma curiosidade única para quem estuda o sono.

Mas você sabia que é normal esquecer os sonhos?

Se você já acordou com a sensação de ter saído de um sonho, mas não consegue se lembrar, saiba que essa é uma situação comum.

Em geral, cinco minutos depois do sonho acabar, você já vai ter esquecido metade dele, e após dez minutos, não conseguirá lembrar 90%.

Como é durante o sono REM (Rapid Eye Movement) — quando movimentamos rapidamente os olhos e ficamos paralisados — que os sonhos mais vívidos acontecem, não é estranho que grande parte do que é acontece fique perdido.

Mas caso você seja acordado durante o sono REM, é possível que você tenha uma lembrança mais vivaz do que aconteceu. Por isso é tão comum que algumas pessoas consigam reproduzir o que estavam sonhando.

2 – Os cegos também têm sonhos

“Todo mundo sonha”. Se você já ouviu essa afirmação e ficou em dúvida se acontecia o mesmo com os deficientes visuais, não fique constrangido que essa é uma dúvida comum.

Enquanto que as pessoas que ficaram cegas em algum momento depois do nascimento são capazes de lembrar e reproduzir imagens em seus sonhos, aqueles que nasceram com essa condição são capazes de senti-los.

Seja reproduzindo os sons ou cheiros do dia a dia até as emoções que sentem, os cegos também conseguem entender os significados dos sonhos.

Então, se você se considera uma pessoa que não tem sonhos, fique atento, pois você só está esquecendo-os. Somente aqueles que tem problemas psicológicos graves não são capazes de sonhar durante a noite.

3 – Todos os rostos nos sonhos são conhecidos

Você já teve a sensação de já ter visto o rosto de uma pessoa no sonho? Então, isso não é tão incomum, isso porque o seu cérebro não é capaz de inventar a identidade.

Assim, se você tiver esse dejá vu — expressão francesa para “ter visto” —, é porque você realmente já conheceu essa pessoa em algum momento da sua vida, seja só de vista ou durante a sua infância, mesmo que não recorde.

Como passamos um terço da vida sonhando e o cérebro recolhe milhares de feições todos os dias, existe um estoque enorme de personagens para acrescentar as histórias noturnas.

Além dessa característica peculiar, também é possível encontrar pessoas que já tenham tido o mesmo sonho que você.

Chamados de “sonhos universais”, eles podem aparecer em diferentes culturas e nacionalidades. Um exemplo é sonhar que está sendo perseguido ou que você caiu em um abismo.

4 – Ter sonhos em preto e branco é normal

Os sonhos nem sempre são coloridos. Essa é uma curiosidade inusitada, ainda mais se considerar que não vemos o mundo em preto e branco.

Enquanto que para alguns ter sonhos com diversas cores é normal, para 12% das pessoas passar a noite exclusivamente com imagens em preto e branco já é uma rotina.

Segundo estudos realizados entre 1915 e 1950, a maioria das pessoas sonhavam em preto e branco, mas isso não continuou por muito tempo. Na década de 60 essa porcentagem caiu.

Agora, somente 4,4% das pessoas com menos 25 anos conseguem ter a experiência única de sonhar sem cores. Acredita-se — de acordo com pesquisas recentes —, que essa mudança ocorreu com a modernização da TV e do cinema.

5 – Cada sonho tem uma simbologia diferente

Às vezes quando os sonhos são intensos, é normal tentar lembrar e desvendar o que eles significam.

Porém, para quem se empenha em tentar entender os significados dos sonhos, sabe que eles são construídos com base em uma linguagem totalmente simbólica.

Na realidade, existem diversos científicos que já tentaram solucionar esse mistério, como Sigmund Freud, um neurologista e psiquiatra que foi criador da psicanálise.

Se você se interessou e quer saber mais, a seguir listamos alguns dos sonhos mais comuns e os significados, veja:

  • Sonhar que está morto: pode significar que você irá se livrar das suas preocupações
  • Sonhar com pessoas mortas: pode significar que tanto a sua saúde quanto a dos seus familiares está boa
  • Sonhar com aranhas: pode significar que em breve você passará por momentos difíceis
  • Sonhar com ônibus: pode significar preocupações com o futuro
  • Sonhar com cemitério: pode significar uma recuperação mental, ou seja, que você irá se recuperar depois de passar por momentos de provação

Vale lembrar que esses significados dos sonhos são subjetivos, por isso, é possível encontrar diversas informações diferentes.

Sonhos premonitórios?

Por acreditar que os sonhos têm significados, não é incomum que as pessoas acreditem que eles também são premonitórios.

Inclusive, existem diversos estudos que indicam que até 38% das pessoas já sonharam com alguma situação, que acabou se tornando realidade.

O percentual de pessoas que acreditam e que entendem essa linguagem simbólica como premonição é ainda maior ficando entre 63% e 98%.

Conclusão

Você viu como existem diversas curiosidades interessantes sobre os sonhos. Apesar de todos sonharem todos os dias, esse é um tema que ainda levanta diversas dúvidas, mesmo para quem não acredita em sua simbologia.

Neste artigo, você conheceu 5 curiosidades que em algum momento você já teve e não sabia se era verdade, incluindo alguns dos significados dos sonhos mais comuns para te ajudar a entende-los.

Gostou do artigo ou tem mais alguma dúvida sobre os seus sonhos? Deixe o seu comentário.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo