FenômenosNatureza

Como a lua influencia as marés? Descubra aqui!

A lua tem influência em praticamente tudo no nosso planeta, assim como em nossas vidas. Saber como a lua influencia as marés é algo que ainda intriga muitas pessoas.

A questão não deveria ser como, mas também, o porquê acontece toda essa influência. Quando as notícias chegam a nós, de que o mar amanheceu de ressaca, esse também é um fenômeno influenciado pela lua.

Para entender melhor, saiba que em cada fase da lua, a maré vai reagir de forma diferente. Sendo assim, vamos entender melhor como tudo funciona.

E como a lua influencia as marés…

Esse fato poderia ser encarado como uma simples coincidência. Mas, na verdade, não tem nada de coincidência. O fato é que as fases da lua tem influência direta nos mais variados movimentos em que as marés se encontram no decorrer do ano.

Fato esse que, inclusive, teve sua comprovação científica. E que atestou ainda mais essa influência da lua nas marés. Só que mesmo, com toda a comprovação até hoje, você sabe como a lua influencia as marés?

A lua é considerada nosso maior astro, ela oferece quatro fases que podem aumentar ou diminuir o volume das marés em todo o mundo. Mas preste atenção! Mesmo tendo influência direta, a lua não tem participação sozinha em todo esse fenômeno, se assim podemos chamar.

Além da lua, o sol também tem papel fundamental em todo esse processo sobre as marés. Tudo vai depender do tamanho do efeito de atração em que ambos exercem sobre a Terra.

E para que você entenda mais claramente, como a lua influencia as marés, tudo funciona da seguinte forma:

– A Terra vai exercer um poder de atração sobre a lua bem maior do que a lua sobre a Terra. Toda essa atração acarreta em um tipo de “puxão gravitacional”, afetando de forma direta a superfície dos oceanos.

Isso faz com que as águas dos oceanos tenham mais liberdade em suas movimentações. E toda essa gravidade, que acontece em decorrência desse “puxão” faz com que as marés sejam mais altas, ou mais baixas.

Por isso é que temos as famosas ressacas das marés, a maré alta e a maré baixa. O fator determinante para que a maré se encontre alta ou baixa, é justamente o posicionamento de ambos os astros, a Lua e o Sol.

Sendo assim, quanto maior for o alinhamento de todos, Terra, Lua e Sol, maior as chances de se ter maré cheia. A lua nova é um ótimo exemplo, já que é bastante comum, sempre que temos lua nova e a lua cheia, as marés se apresentarem cheias.

E a maré se apresenta com maior frequência baixa, justamente quando temos as fases da lua crescente e minguante. Portanto, ficou claro que a influência da lua nas marés, depende diretamente do alinhamento ou não de todos juntos, Terra, Lua e Sol.

Criando assim, um poder gravitacional com grande ou pequena intensidade. Agora, você já sabe o poder de toda essa influência da lua sobre as marés.

Botão Voltar ao topo